Nutrição Clínica e Esportiva

Áreas da nutrição que priorizam a individualidade específica de cada paciente. Com o objetivo de promover saúde, prevenir e tratar doenças crônicas através da alimentação, melhorar o desempenho físico e a recuperação pós exercício.

Nutrição Funcional Esportiva INNOVARE SAÚDE

Nutrição Clínica

A nutrição clínica é aplicada aoA nutrição clínica é aplicada aos pacientes de todas as idades por meio de um plano focado na alimentação adequada e de forma individualizada. Essa área atua no combate e na prevenção do surgimento de doenças e, de forma terapêutica, no controle das doenças crônicas como: diabetes mellitus, obesidade, alterações da pressão, da tireoide, de funções do fígado, dentre outras.

Nutrição Esportiva

A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.

É preciso ter consciência de que, além de introduzir novos hábitos alimentares, será necessário consertar alguns equívocos para que o acompanhamento desse atleta ou praticante de atividade física tenha os resultados esperados.

A utilização de suplementos alimentares de forma isolada e sem orientação de um profissional capacitado, pode não oferecer os resultados desejados.

Um exemplo disso é a utilização de suplementos fontes de proteínas como forma de estimular a síntese protéica para fim de ganho de massa muscular; se o equilíbrio de macro (carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais) não for realizado, resultados esperados podem não ocorrer ou ainda serem prejudiciais à saúde de forma geral.

O cuidado com a alimentação ao praticar exercícios físicos é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa.

Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:

– Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;
– Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;
– Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;
– E hidratação adequada durante as atividades físicas.

O nutricionista esportivo possui a função de auxiliar o paciente na criação de rotina mais saudável e eficiente.

Alterações positivas na alimentação são capazes de beneficiar a formação de energia, o rendimento físico e auxiliam na recuperação muscular e dos estoques de energia, para que o atleta possa cumprir as sessões de treino sem prejuízos no desempenho e saúde.

Além de tudo, ajustes adequados realizados na alimentação proporcionam:
– Boa formação de energia (melhora da função mitocondrial);
– Ótimo funcionamento de sistemas de defesa (melhora da imunidade);
– Combate ao estresse oxidativo (gerado naturalmente pela atividade e que não deve estar em excesso) e inflamação, reduzindo riscos de lesões musculares e articulares, melhorando a produção hormonal e corrigindo desequilíbrios intestinais.

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”

(Hipócrates)

Agende uma consulta

Copyrights 2016 © Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp chat